Censo 2022: MT está entre os estados com menor número de moradores próximos a pontos de ônibus e ciclovias

  • 17/04/2025
(Foto: Reprodução)
Levantamento do Censo 2022 de características urbanísticas do entorno dos domicílios ainda revela que número de moradores em trechos de vias sinalizadas para bicicleta também é pequena, 1,4%. MT está entre os estados com menor número de moradores próximos a pontos de ônibus, diz IBGE Reprodução/TVCA 🚌 Mato Grosso está entre os estados com menor número de moradores em trechos de vias com pontos de ônibus ou vans, com 3,1%, de acordo com dados do Censo 2022 de características urbanísticas do entorno dos domicílios, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (17). O estado está acima apenas de Tocantins (1,6%) e Amapá (2,4%) e empatado com Maranhão e Pará. Rio Grande do Sul: 14,5% Santa Catarina: 11,9% São Paulo: 11,8% Minas Gerais: 11,6% Rio de Janeiro: 11,3% Espírito Santo: 10,6% Paraná: 10% Distrito Federal: 7,9% Acre: 7,6% Mato Grosso do Sul: 6,2% Ceará: 5,8% Sergipe: 5,7% Pernambuco: 5,2% Paraíba: 5% Roraima: 4,9% Amazonas: 4,5% Piauí: 4,4% Alagoas: 4% Rio Grande do Norte: 3,9% Bahia: 3,8% Goiás: 3,8% Rondônia: 3,5% Pará: 3,1% Maranhão: 3,1% Mato Grosso: 3,1% Amapá: 2,4% Tocantins: 1,6% 🚴‍♀️ O número de moradores em trechos de vias sinalizadas para bicicleta, como ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas, também é pequena, 1,4%, o equivalente a 41.742 pessoas. O estado com a maior proporção é o Ceará, com 3,2%. Já Maranhão e Amazonas aparecem nas últimas posições, com 0,5% cada. Com esse resultado, o estado ocupa a 16ª posição no ranking nacional de unidades da federação com maior presença dessa estrutura. Municípios mato-grossenses com o maior percentual de moradores vivendo em vias com infraestrutura cicloviária: Vera (8,4%) Lucas do Rio Verde (6,7%) Canarana (6,3%) Na outra extremidade, os menores percentuais de moradores vivendo em vias com infraestrutura cicloviária: Nova Olímpia (0,03%) Vila Rica (0,04%) Nova Xavantina (0,05%) A falta de sinalização somada à imprudência resulta em vários acidentes envolvendo ciclistas. No ano passado, uma servidora da Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, que ficou meses internada após ser atropelada enquanto andava de bicicleta pela Rodovia MT-040, em Santo Antônio de Leverger, a 33 km da capital. Em fevereiro desse ano, outro ciclista foi atingido por um carro na Avenida Ramos Conceição, também em Varzea Grande. A vítima, identificada como José Bernardo Teixeira, de 74 anos, morreu no local. José, o ciclista, foi atingido por um carro na Avenida Ramos Conceição Reprodução Ciclista morre em acidente entre ônibus e triciclo em Cuiabá Ciclista morre atropelado por carro na MT-344 em MT Ciclista morre após ser atropelado por ônibus escolar em MT 📈 Outros dados O levantamento também aponta que Mato Grosso é o 4º estado com mais moradores em vias com rampa para cadeirante, com 22,4%. Os três primeiros colocados no ranking são Mato Grosso do Sul (41,1%), Paraná (37,3%) e Distrito Federal (30,4%). Mato Grosso também está entre os 10 estados com mais moradores em vias com iluminação pública, com 98,2%, empatado com Paraíba e Ceará. Já em relação a moradores em vias pavimentadas, o estado aparece entre as 10 menores proporções, com 83,1%. O primeiro colocado no ranking é São Paulo (96%) e o último é o Pará (69,3%). Quanto à presença de arborização, 80,9% da população urbana mato-grossense moram próximos a locais com árvores e 18,9% em áreas sem árvores. Mato Grosso do Sul lidera o ranking com 92,4%, enquanto Sergipe ocupa a última posição com 38,5%. 🔍 A pesquisa A pesquisa foi aplicada em mais de 340 mil setores censitários (áreas de coleta) em todos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e do Distrito Federal. Isso incluiu áreas urbanas e também áreas rurais com características urbanizadas. Os dados foram analisados para produzir estatísticas sobre as características urbanísticas do entorno dos domicílios, como a capacidade de circulação das vias, a disponibilidade de calçadas, a presença de iluminação pública e outros. O objetivo é auxiliar o planejamento urbano, com fornecimento de informações detalhadas sobre a infraestrutura das cidades brasileiras e as necessidades. Número de crianças registradas cresceu, segundo o Censo de 2022

FONTE: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/04/17/censo-2022-mt-esta-entre-os-estados-com-menor-numero-de-moradores-proximos-a-pontos-de-onibus.ghtml


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