Comerciantes são presos por vender bebidas alcoólicas falsificadas em Cuiabá
25/07/2025
(Foto: Reprodução) Mais de 300 garrafas de bebidas falsificadas foram apreendidas em Cuiabá
Quatro comerciantes, dois homens e duas mulheres, foram presos por vender bebidas alcoólicas destiladas falsificadas no Shopping Popular de Cuiabá, nesta sexta-feira (25). Ao todo, 379 garrafas foram apreendidas, entre uísques, licores e vodkas. Outras 65 garrafas foram apreendidas por terem sido importadas de forma ilegal.
De acordo com o delegado da Defesa do Consumidor, Rogério Ferreira, a investigação foi realizada, em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) após uma denúncia da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). A falsificação dos produtos foi confirmada em uma primeira perícia realizada pela associação. Agora, o material será encaminhado para uma perícia química em um laborátório.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Os investigados comercializavam as bebidas, cada um em sua respectiva loja dentro do Shopping Popular, e devem responder por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto, com pena de até oito anos de prisão. Os dois homens foram autuados em flagrante e encaminhados para audiência de custódia, já as duas mulheres também foram encaminhadas à Polícia Federal por suspeita de descaminho, crime relacionado ao não pagamento de imposto e que pode resultar em até quatro anos de prisão.
Ainda segundo o delegado, o crime à saúde pública é grave, pois produtos falsificados como estes, geralmente são fabricados em condições sanitárias precárias. Além disso, produtos como corantes, aromatizantes e metanol, semelhante ao etanol utilizado nos veículos, são usados na composição e são altamente prejudiciais à saúde.
Mais de 300 garrafas foram apreendidas, entre uísques, licores e vodkas
TVCA